Menu

quarta-feira, maio 09, 2012

Leituras indicadas I

No blog Escreva, Lola, escreva: Assédio sexual por parte de médicos. Sobre o perigo - infelizmente real - de se consultar com médicos do sexo masculino. Particularmente eu morro de medo de me consultar com médicos que não conheço, isso com 31 anos de idade. Aí podem até zoar: "Mas você não acha que está velha para levar a mãe junto nas consultas?". Resposta: Nenhuma mulher é velha demais para sofrer abusos e estupros, minhas amigas! É importante levar sempre consigo uma pessoa de confiança, já que esses casos resolvem acabar em pizza aqui no Brasil (vide aquele velho nojento taradão que estuprou/abusou de mais de 60 mulheres - da clínica de reprodução - que está "de boa" no Líbano ou sabe-se lá onde).

Outro, não menos importante: Guest post: Fui estuprada  e preciso de ajuda. Situação, também infelizmente muito comum. E deixo aqui um adendo: Se você suspeita ou tem certeza de que algo parecido aconteceu com você, ligue para o telefone 180 para pedir informações, sobre como proceder etc, porque ir em psicólogos (partindo do suposto de que a maioria só está interessada no seu dinheiro - opinião pessoal!) pedir ajuda não resolve nada, eles estão totalmente despreparados para lidar com esse tipo de situação (e será desperdício de dinheiro, tempo e paciência na maioria dos casos). Não odeio "todos os psicólogos e terapeutas do mundo", mas o que mais tem por aí são profissionais de ética extremamente duvidosa.

Para relaxar os ânimos (embora também dê raiva, haha), aqui vão outros textos, do blog Parabucanas: #vetatudodilma: Qual a relevância do veto presidencial e sua influência na aprovação do Código Florestal?. Para você que quer ficar por dentro de como funciona nossa maravilhosa (ironia) democracia. Por isso, um apelo: VOTEM DIREITO, por favor! Nada custa dar uma "googlada" nos nomes dos candidatos aí da sua cidade, do seu estado, do seu país. A internet veio para facilitar a vida da gente em muitos aspectos, e não somente para ficar por dentro das tendências de maquiagem e moda da estação.

Esse post aqui vai interessar mais aos mais jovens, que estão suando para entrar em alguma universidade:  As LegaListas: Ações afirmativas x Educação (ENEM, Cotas e blá blá blá. Achei bem elaborado o texto, além de  descomplicado para quem não está lá muito familiarizado com a linguagem jurídica. Para mim, o ENEM poderia ir para as cucuias há muito tempo. O importante mesmo, que ninguém toma providência, é melhorar urgentemente a educação de todo o ensino público. De que adiantam professores sem moral algum dentro de sala de aula, onde quem impera são alunos mal educados, nem disciplina alguma!? Por isso vemos tantas notícias ruins sobre professores sendo esfaqueados, mortos, agredidos (verbalmente também) em sala de aula. E o salário? Outra questão da qual nós, cidadãos, deveríamos nos envergonhar.
Outro texto legal que também tem a ver com "reparações históricas", é o CotasSIM, do blog Tá tudo errado!

Para terminar, mais um do (blog) Parabucanas: Campanha Lush: Mulher é torturada em vitrine para expor testes de cosméticos em animais. Nem preciso comentar sobre o assunto, não é? Deveríamos ter empresas corajosas no nosso país para articularem campanhas como essa.

...
Um aviso: quem comentar algo do tipo "nem li porque os textos são muito grandes", já aviso que será sumariamente desprezado e terá seu brilhante comentário excluído. Por quê? Porque é o cúmulo!

3 comentários:

Diana disse...

- Poxa, obrigada por indicar textos do Parabucanas, a Née Kissaaf ficará muito feliz quando ler, afinal, a gente fala de moda, beleza e decoração, mas meio que é meio broxante o fato de postagens mais sérias não serem lidas; ou por serem longas (a gente fala muito!), ou porque simplesmente as pessoas não se interessam pelo assunto, preferem ver resenhas e sorteios, etc. etc. Valeu mesmo! :)

P.S: O blog da Lola é tudjibaum, né? Me amarro! Passo horas lendo. A Lola é ótima, muito sagaz e as informações muito válidas!!! Além de dar suporte e dicas às vítimas de violência, ela também tem ótimos textos sobre como se valorizar e se aceitar (o lado importante que volta e meia deixamos de lado!). Fora que é ótimo ter alguém lutando contra a misoginia reinante nos programas e blogs ditos "humorísticos"...

Bom, beijão e ótimo restinho de semana!

Ariadnée Abreu disse...

Eita q vamos virar cuuuumadres minha gente rsrs!

E eu fuçando mt descobri q teu nome é Enyta rsrs [ É isso msm produção?! dãa]

Minha companheira parabucanas, babá e irmã + velha Dih Atenas já disse td...obg por divulgar o PARABUCANAS e os nossos textículos.

Pô criatura vc é mt engraçada e tb escreve super bem...e ainda diz q tá meio sem tempo p os blogs! Lokaaaaaa vc tem 2,3,4.. Noossa! O Parabucanas me engole viva rsrs. È mt informação ou desinformação q eu tento passar lá haha!

Já vi q vamos trocar mts figurinhas. Beijão :D

Obs: Tb adorei a dica da Lola...é um assunto bem interessante e me deu umas ideias p posts futuros :D

Diana disse...

Menina, o Garota da Bolha é um delírio meu, mal posto lá, na maioria das vezes meu desenhos ridículos e tal, mas ultimamente tenho estado sem inspiração para nada, nem desenhar, nem escrever, mas mantenho ele vivo, para ter onde postar coisas que eu nunca postaria no parabucanas! }:P
Já o Olimpo, um delírio para passar tempo na época da faculdade, não é mais nosso, é de um amigo, o único que sobrou por lá! A Née apagou as poesias dela antes de sair, eu deixei as minhas lá (não consigo desapegar das coisas hohoho)

P.S: Eu acho válida a denúncia das falcatruas no blog em questão, mais pessoas deviam fazer isso! Porém é uma atividade bem recente, essa!

Quando conheci o blog em questão(uma amiga foi gongada e me mostrou), ele ainda estava no início, quase não tinha seguidoras, umas 34 só... A gente nem comentou nada e ela apenas ignorou.
Tinha layout podrinho, tão podrinho quanto o dos blogs que elas gongavam. Entretanto, as comentaristas eram bem menos perversas!

Considero os comentários piores que a postagem em si, tipo: "alguém não gostou do seu look" ok! Mas daí a questionar a inteligência da pessoa gongada, agredir, ficar perseguindo o blog comentando e provocando o tempo todo (até a dona Fake faz isso!), não acho certo!
Mas enfim, se elas acham que não ofendem, o máximo que posso fazer é discordar, né? :P

P.S 2: Também acho o fim da picada blogueira que não aceita as críticas, só as bajulações!